A Amazon apresentou na manhã desta quarta-feira, 28, o seu primeiro tablet, chamado Kindle Fire; uma versão com tela sensível a toque do seu leitor eletrônico, chamado Kindle Touch, e um redesenho do seu tradicional e-reader Kindle, agora mais leve e barato. A varejista online aposta no vasto conteúdo baseado na nuvem e no preço baixo para competir no mercado de tablets dominado pela Apple e seu iPad.
O Kindle Fire chega pesando 414 gramas, com tela touchscreen de 7 polegadas, 8GB para armazenamento interno, processador dual core, e custando US$ 200. Comparando, a versão mais barata do iPad é vendida pelas loja da Apple por US$ 500. O menor Galaxy Tab, dentre os três modelos da Samsung (tem de 7 polegadas, 8.9″ e 10.1″) sai por US$ 349 e o mais caro, por US$ 499.
Pelo site da Amazon já é possível entrar na lista de pré-venda e aguardar até o dia 15 de novembro até que o produto esteja disponível no mercado. A previsão de vendas, segundo a Forrester, é de 5 milhões de aparelhos só no último trimestre desse ano.
O Kindle Touch chega nas versões Wi-Fi e 3G/Wi-Fi e 4GB de memória interna. O tamanho (17,2 cm x 12 cm x 1,1 cm) e o peso (220g) colaboram para a manipulação do aparelho, que, durante a leitura, dividiu (de forma não aparente) a tela de 6″ em três regiões (veja imagem ao lado) com as opções de passar, voltar a página e abrir o menu. Sobre preços, o Kindle Touch vai de US$99 a US$149 (3G).
A empresa afirma que nenhum contrato ou plano será exigido e que a garantia é de que a internet 3G tenha cobertura em regiões espelhadas em 100 países (veja quais são as áreas). A Amazon garantiu que a internet 3G, dentro da área de cobertura será gratuita. Os aparelhos estão em pré-venda, mas devem chegar ao mercado no dia 21 de novembro.
Além dos novos modelos, a Amazon remodelou o seu mais antigo, o leitor eletrônico Kindle.
Mais leve, agora com 170g (redução de 30%) e um tanto menor (menos 18%), embora a tela de 6″ tenha sido mantida. O preço ficou em US$79.