terça-feira, 11 de outubro de 2011

Como secar um celular molhado

Muitas pessoas já tiveram a infelicidade de derrubar celular e outros aparelhos eletrônicos na água, mas poucos sabem como proceder após o desastre.

Com estas 5 dicas rápidas você saberá como agir assim que seu gadget cair na piscina ou quem sabe no vaso sanitário :-(.

Primeira dica: nunca, nunca mesmo! Tente ligar assim que retirá-lo da água. A tragédia já está iniciada, então não se desespere para consumá-la e perder a chance de recuperar seu MP381. Água e eletrônicos não combinam, então é necessário secar antes de tentar usar de novo.

Segunda dica: se possível remova a bateria do aparelho. Fazendo isso não haverá mais corrente elétrica passando pelo dispositivo e a chance de um choque ao manusear será minimizada, além de evitar curtos que podem queimá-lo.

Terceira dica: remova a água do lado externo. Use um pano ou um guardanapo, evite secadores de cabelo, pois eles podem empurrar a água de fora para dentro pelos pequenos vãos entre os botões ou espalhar mais ainda pelo interior. Caso tenha um aspirador de pó que também sugue líquidos, não pense duas vezes, use-o!

Coloque seu aparelho mergulhado no arroz

Quarta dica: remova a água do interior. A parte mais complicada e com inúmeros rituais, mitos, lendas, superstições, rituais… A mais popular dica para esta parte é encher um recipiente com arroz cru e enterrar o celular. O arroz é ótimo para estes fins porque ele é capaz de absorver a umidade ao seu redor. Para quem nunca viu, alguns fabricantes de eletrônicos colocam na caixa para evitar umidade saches com arroz ou um componente químico chamado sílica.

Para os mais curiosos e que estão a fim de gastar um pouco mais para reviver o querido telefone, recomendamos fazer o passo acima com gel de sílica granulado ao invés de arroz. Na internet é possível encontrar à venda por em média 30 reais o quilo. Cuidado, pois é um material tóxico e deve ser manuseado com cuidado e supervisão de um adulto.

Por quanto tempo a dica quatro deve ser feita? Tenha paciência e deixe alguns dias (3, 4 ou até mais) para garantir que água seja bem enxuta do interior e ele volte à vida. A paciência neste momento conta, pois quanto menos água tiver acumulada, maior a chance de tê-lo vivo novamente.

Quinta dica: quando for ligar pela primeira vez o aparelho não coloque o carregador. Aguarde um tempo até ver se está tudo bem com o dispositivo. Caso haja algo errado, você poderá tomar um choque vindo direto da tomada com ele conectado à rede elétrica. Lembre-se também de ter precaução ao ligá-lo na porta USB do computador, pois um curto pode queimar ou prejudicar o PC.