sábado, 15 de outubro de 2011

Land Rover Tessa aquece a água para o banho


Pouco eficientes, os motores a combustão desperdiçam, em forma de calor, 70% da energia contida no combustível.
A empresa britânica Atmos Heating Systems desenvolveu uma tecnologia para aproveitar ao menos uma parte dessa energia desperdiçada nos automóveis.

A Atmos instalou um acumulador térmico no escapamento de um Land Rover Freelander, entre o catalizador e o silenciador. Quando estaciona o carro na garagem, o proprietário conecta um par de mangueiras a ele. Elas levam o calor a um segundo acumulador, instalado na casa. A energia térmica é, então, usada para aquecer água para o banho e outros usos. O Land Rover modificado ganhou o nome de TESSA, sigla de Thermal Energy Storage and Saving Automobile (Automóvel com Acumulador de Energia Térmica).

Segundo a Atmos, uma hora rodando com o carro já permite armazenar calor suficiente para aquecer a água consumida durante um dia inteiro numa residência típica. O sistema pode funcionar com qualquer motor a combustão, seja a gasolina, diesel ou álcool. 

Apresentado na semana passada num evento na Inglaterra, o TESSA é, ainda, um protótipo. Mas a Atmos pretende fornecê-lo a fabricantes de automóveis.