quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Twittar vendo TV é cada vez mais comum, diz pesquisa

Com o aumento na oferta de smartphones, tablets, netbooks, muito mais pessoas estão assistindo televisão enquanto navegam na internet, checando e-mails ou postando em sites. Acompanhando os tópicos mais citados do Twitter em alguns momentos, podemos ver que os usuários estão comentando sobre cenas da novela ou sobre os shows que estão sendo transmitidos, como foi durante o Rock in Rio. O show do Metallica, que aconteceu no final do domingo, ficou nos trend topics até segunda na hora do almoço.

A NMIncite, braço de Mídias Sociais da gigante de pesquisa Nielsen, perguntou aos espectadores americanos em março deste ano, se eles usam as plataformas para interagir com outros fãs de programas e seriados. Os números mostram que cada vez mais, os americanos ficam com um olho na tela de TV e outro na telinha de seu aparelho móvel.

A pesquisa mostra que a maioria do público é feminino (53%), maior de 35 anos (58%), não hispânicos (88%). Comentam a programação principalmente de terça e quarta, dias em que os canais americanos exibem as séries de mais sucesso. O início e final das temporadas (que acontecem em maio e setembro) são também responsáveis por picos de audiência.
Aqui no Brasil, algumas emissoras já perceberam esta interação e estimulam a interação com a audiência através de ferramentas como o Twitter. A Rede Globo, por exemplo, criou na sua Central de Produções, uma redação para alimentar os sites dos programas e twitters de personagens das novelas. Apresentadores como Luciano Huck, usam o microblog para perguntar ao público o que está achando do programa e sugestões para matérias e novos quadros.