Depois de terminar agosto tecnicamente empatado com o Windows XP, o Windows 7 finalmente deixou para trás seu irmão oito anos mais velho, pelo menos na internet brasileira, como apontam os números mais recentes do site StatCounter.
O Windows XP foi lançado em 2001, uma completa atualização da linha doméstica do Windows, em substituição ao Windows ME e 2000 (este último voltado para aplicações profissionais). Já o 7 foi lançado em 2009, pouco menos de três anos após o Vista, do qual aproveitou a estrutura do sistema para acrescentar recursos de desempenho e facilidade de uso.
Vista que, por sinal, continua oscilando por volta dos 5% nas estatísticas brasileiras. Enquanto isso, o Windows XP caiu de 46% para 41%, ao passo que o 7 foi de 46% para 51%.
A variação do mês de setembro foi a maior registrada nos últimos seis meses. Com um aumento da popularidade do 7 e a queda do XP. E conforme as máquinas são atualizadas (e a venda de computadores no Brasil não dá sinais de queda, mesmo com os tablets) a tendência é que a diferença continue a crescer.