No dia 1º de novembro, em Nazaré, Portugal, ele surfou uma onda gigante, que está cotada para ser a maior já alcançada. Estima-se que ela tinha 100 pés (cerca de 27,5 metros), o que é a altura aproximada de um prédio de nove andares.
O surfista admitiu que ficou surpreso com o acontecimento: "Não esperava uma onda tão grande. Na véspera sim, mas ela não apareceu. Dessa vez foi a ondulação perfeita vinda do canhão da Nazaré. Aconteceu tudo no momento certo", comentou ele ao site "Publico", de Portugal.
A marca que McNamara pode ter superado foi conquistada na Califórnia, pelo norte-americano Mike Parsons, em 2001. Ele atingiu uma onda de 77 pés (23,5 metros). Há também a marca não confirmada de Ken Bradshaw, que teria surfado uma onda de 85 pés (25,9 metros) no Hawaí, em 1998. O grande mito do surfe sempre foi atingir os 100 pés, algo que pode ter sido conquistado agora.
A divulgação do vídeo em que McNamara surfa a onda gigante em Nazaré trouxe mais confiança ao mundo do surfe de que realmente se trata de um recorde. Resta saber se o Livro Guinness dos Recordes vai concordar com isso.
Veja o vídeo:
Garrett McNamara costuma percorrer o mundo atrás de ondas grandes. Rebocado por uma moto de água, que lhe permite ganhar a velocidade suficiente, ele disse que que pode ter atingido até os 80 km/h em Nazaré.
O irlandês Al Mennie, que acompanhava McNamara em uma moto de água, se empolgou com o feito do seu colega: "Foi incrível. A maioria das pessoas iria parecer assustada, mas o Garrett controlava enquanto descia a parte crítica da onda. Foi uma surfada inspiradora por um surfista inspirador. Que dia!", declarou ele também ao publico.