terça-feira, 8 de novembro de 2011

O seu jeito de navegar na internet vai mudar para sempre, diz site misterioso

Desde ontem, um site misterioso começou a ficar famoso nas redes sociais. 

Se você entrar agora no There is no turning back (Não há volta, em tradução livre), as únicas coisas que poderá fazer é assistir a um vídeo curto inspirado em uma cena do filme Matrix e se inscrever para receber por email a notícia que deve mudar para sempre a sua navegação na internet. Supostamente, algo muito especial vai acontecer às 11h11 do dia 11 de novembro de 2011.

Nas timelines brasileiras, o site (que é escrito em inglês) ainda não bombou. Mas a gente pode te contar o que já deu para descobrir sobre ele. Ao longo do vídeo, você vai ler (e ouvir) uma mensagem, que pode ser traduzida assim: “Há alguma coisa errada com a internet. Você não sabe o que é, mas está lá, como um zunido na sua mente que está te deixando louco“. No filme Matrix, a frase é dita por Morpheus, o homem que apresenta ao protagonista Neo o “mundo real”. O vídeo faz outra referência ao filme ao mostrar duas pílulas coloridas – se você clicar em uma, pode continuar navegando na internet de olhos vendados; se escolher a outra, poderá descobrir a verdade. Sobre qual verdade eles estão falando, não fazemos a mínima ideia.

O site, que parecia querer se tornar um viral rápido, só conseguiu convencer 10 mil pessoas a fornecerem seus endereços de e-mail até agora. O número é bem baixo, se compararmos com outros virais. Incluíram até um textinho dizendo que o site não vai mostrar conteúdo imoral ou ilegal e que os endereços de e-mail não serão repassados para outras empresas. De resto, não dá para saber muito. O pessoal do Mashable descobriu, a partir do banco de dados Whois, que o domínio foi registrado na Noruega mês passado.

Se você é fã de Matrix ou gosta de resolver mistérios online, o site é um prato cheio. Mas corra, porque faltam poucos dias para que o segredo seja revelado.

E sempre existe o risco de que o resultado não seja assim tão surpreendente.