quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Qual o signo do seu pet?

Na perspectiva da Astrologia, todos os seres vivos sofrem a influência dos astros. Assim como no caso dos humanos, é possível calcular o signo solar e o signo lunar deles. Se o dono tiver à mão detalhes como o horário exato de nascimento, é possível até fazer o mapa astral dos pets.
Mas dá para associar mesmo características de temperamento e personalidade ao signo do bicho?
Para os astrólogos, a resposta é "sim". “É a mesma coisa, e no animal algumas influências dos astros são mais fortes ainda, porque a cognição não é desenvolvida como a nossa. Pelo raciocínio, evitamos muita coisa na influência dos astros, o que o animal não faz”, afirma Antonio Facciollo Neto, diretor do Instituto Paulista de Astrologia. “Imagine o mau aspecto de Marte em você e no seu animal: um humano vai ter impulso de brigar, mas não perde o controle por ser racional. No bicho, não existe esse filtro.”

Facciollo sempre observa o comportamento dos próprios animais de estimação: já teve duas cadelas librianas que, quando Marte passava no signo de oposição delas, brigavam a ponto de se machucar. “Tivemos que separar com pau em uma dessas fases”, diz o astrólogo. “Quando Sol transita na Lua do animal, ele fica mais desenergizado. Se você conhece astrologia, pode até interferir. Nós fizemos isso várias vezes”, exemplifica.

Na mesma lógica, um gato de touro pode ser extremamente comilão, ou um cãozinho de câncer apegado e carente. Segundo os astrólogos, o perfil astrológico do animal não será tão complexo quanto o de um ser humano, por conta das limitações cognitivas dos pets, mas não deixa de existir. O complicado é saber com certeza a data de nascimento, principalmente se o animal foi adotado de um abrigo ou resgatado da rua.

Signo lunar e instinto
A astróloga e gateira Giane Portal lembra que é mais fácil perceber as características vinculadas ao signo lunar. “O signo de sol está mais ligado a racionalidade, ao nosso centro de consciência e razão. A Lua rege mais o lado instintivo, então dá para identificar mais características do signo lunar no bicho, mais até do que do signo solar. Como grande parte do funcionamento do animal é instinto, acaba sendo mais marcante”, explica.

A astróloga acredita que para fazer essa ponte a pessoa precisa conhecer bem dois mundos. “Nos signos trabalhamos com temperamento e comportamento, e quem convive com bicho, sabe que eles têm personalidade, características.”

Não apenas a personalidade, mas a predisposição para doenças pode estar ligada também ao signo no pet. Não é de se estranhar que um taurino comilão tenha problemas de obesidade, por exemplo. “Há possibilidades de doenças, ou temperamento, serem afetados. Minha filha tem dois gatos: o de peixes é um tontinho, pulou da janela e caiu. O outro é escorpião, bravinho, morde e belisca se você não deixar ele fazer o que ele quer. O pisciano se esconde em gavetas, medroso que é”, diverte-se a astróloga Luiza Gomes. “Não temos preconceito com gatinho de escorpião, mas ele é bravo, então saber o signo ajuda a lidar melhor com o animal. Se ele esnoba, pode esnobar de volta, que ele se resolve e bem.”

Cachorros batem recorde de pular corda no Japão e entram para o Guiness


O signo solar dos animais

Áries
21/03 a 20/04 - elemento Fogo
Bom de briga, está sempre disposto a disputar o território, vai de cabeça sem muita reflexão. Quando treinados para atacar são muito bravos, e os próprios donos precisam ter cuidado.

Touro
21/04 a 20/05 - elemento Terra
Gosta de passar pelos bosques e na natureza, come muito e pede mais, por isso tem que fazer muito exercício. Obediente, e embora um pouco lento, se dispõe a aprender. Teimoso.

Gêmeos
21/05 a 20/06 - elemento Ar
Muito ativo e nervosinho, muda rapidamente de humor. Aprende rápido e o treinamento deve ser feito com carinho, e falando com eles. Gosta de viagens e companhia. Está sempre pronto para ir à rua, e nada de monotonia.

Câncer
21/06 a 21/07 - elemento Água
Defende sua casa e território quando em perigo, embora leve um certo tempo para reagir. Luta com bravura pela casa e pelo dono. Muito leal e carente de afeto, precisa de uns afagos quando o dono chega em casa.

Leão
22/07 a 22/08 - elemento Fogo
Tem ares de nobreza e um lindo porte. Fica muito feliz com os elogios e atende ao treinamento. O caminho direto é o mais curto para ele aprender.

Virgem
23/08 a 22/09 - elemento Terra
Desde cedo aprende em fazer suas necessidades no lugar certo. É perfeccionista e disposto a realizar as tarefas conforme foram pedidas. Deve ser bem ensinado quando filhote, porque logo aprende.

Libra
23/09 a 22/10 - elemento Ar
Não dê tarefas que exijam muito esforço de aprendizado, e as lições devem ser curtas e diretas. Ficam deprimidos quando não conseguem fazem o que lhes foi pedido É muito sociável, e Fica muito feliz nos dias festa no lar.

Escorpião
23/10 a 21/11 - elemento Água
É raivoso e arreliento, principalmente quando está com ciúme. Dê o afago primeiro para ele, para não provocar a ciumeira. Deve ser treinado com muita atenção e carinho.

Sagitário
22/11 a 21/12 - elemento Fogo
É um animal de circo e adora se expor a provas. Corre para pegar o objeto e traz para receber o elogio. É festeiro e forma bando com os animais vizinhos, com os quais faz expedições a novos lugares.

Capricórnio
22/12 a 20/01 - elemento Terra
Tem hábitos estáveis e adora dispor de grandes espaços. Quando filhote exige cuidados especiais com sua saúde, depois, decola. Tenaz, é um bom descobridor de rastros.

Aquário
21/01 a 19/02 - elemento Ar
É um animal muito amigo, e companheiro fiel. Evite bater nele para ensinar, ele tem um pouco mais de desenvolvimento mental do que os outros da sua espécie, por isso deve ser ensinado com carinho e compreensão.

Peixes
20/02 a 20/03 - elemento Água
É um animal muito sensitivo, e até meio paranormal. Adora passeios a lugares bucólicos e agradáveis. Mantenha-o com exercícios constantes, porque ele tende a se acomodar e engordar.