segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Windows está perdendo espaço para dispositivos móveis

O site de notícias políticas dos Estados Unidos, Talking Points Memo observou um fenômeno interessante nos últimos cinco anos entre seus visitantes: em 2006, 78% usavam Windows, e, atualmente, 57% acessam o site pelo sistema da Microsoft.

O motivo não foi exatamente o crescimento dos rivais - apesar de, como mostra o gráfico abaixo, o Mac ter subido de 20% para 28%, e sim o surgimento e a popularização da internet móvel.

Em 2009, 3% das visitas do site eram feitas por dispositivos móveis. Em 2011, tablets e smartphones já representam 14% dos leitores do site. E eles tiraram participação principalmente do Windows, que caiu de 62% em 2010 para 57% em 2011, enquanto o Mac caiu de 29% para 28%.

O Talking Points Memo também afirma que a maior parte do tráfego móvel do site é feito através de dispositivos com iOS - 77%, contra 23% de outros sistemas. Combinando o uso de Mac OS X com iOS, os fãs da Apple chegam a 40% dos leitores do site - em 2006, eles representavam apenas 20% das visitas.

É claro que os visitantes de um site específico não podem ser usados para falar sobre a web como um todo, mas os números observados por eles mostram a mudança pela qual a web está passando, com os usuários acessando o conteúdo a partir de qualquer lugar através de seus dispositivos móveis, e não somente em casa ou no trabalho em seus desktops.