Com 35 kg a menos e 20 cv a mais do que a versão "normal", a 599XX Evoluzione oferece 750 cv e aerodinâmica aprimorada, com um spoiler dianteiro que lembra a asa de um Fórmula 1 e um aerofólio traseiro ativo, que pode ser regulado. O sistema utiliza controles eletrônicos e os dois flaps da asa assumem posições que a aumentam pressão sobre a traseira. Em outras palavras, a asa entrega a melhor aerodinâmica de acordo com cada situação.
O modelo tem ainda outros controles (como ESP, ABS, SCM e F1-Trac) que determinam parâmetros como ângulo do volante, aceleração longitudinal, aceleração lateral e velocidade. Combinando tudo isso com o novo difusor traseiro e os pneus Pirelli, a 599XX Evoluzione tem uma pressão de 330 kg sobre a traseira com as asas abertas a uma velocidade de 220 km/h. E se as asas estiverem fechadas, esse "peso" chega a 440 kg.
Também foi apresenta com teto na cor dourado
Na mecânica, além de aumentar potência e torque (pesados 71,4 kgfm), os engenheiros também deslocaram o sistema de exaustão para as laterais. De tão exclusiva, a Ferrari 599XX Evoluzione só será oferecida aos clientes Ferrari Corse que participarão da pesquisa feita na pista da montadora e do programa de desenvolvimento das temporadas 2012-2013.
O modelo foi apresentado no Salão de Bolonha (Itália), neste sábado (3):