segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Ferrari 599 XX Evoluzione

No universo das corridas de carro, o termo "evolução" indica a versão mais extrema de um modelo em particular. No caso da Ferrari 599XX , que já é uma configuração “hardcore” da 599 GTB, a montadora levou a idéia um passo adiante com o 599XX Evoluzione. Um novo pacote faz com que o superesportivo quebre mais barreiras, com melhorias consideráveis de desempenho no modelo que já é destinado às pistas de competição.

Com 35 kg a menos e 20 cv a mais do que a versão "normal", a 599XX Evoluzione oferece 750 cv e aerodinâmica aprimorada, com um spoiler dianteiro que lembra a asa de um Fórmula 1 e um aerofólio traseiro ativo, que pode ser regulado. O sistema utiliza controles eletrônicos e os dois flaps da asa assumem posições que a aumentam pressão sobre a traseira. Em outras palavras, a asa entrega a melhor aerodinâmica de acordo com cada situação.

O modelo tem ainda outros controles (como ESP, ABS, SCM e F1-Trac) que determinam parâmetros como ângulo do volante, aceleração longitudinal, aceleração lateral e velocidade. Combinando tudo isso com o novo difusor traseiro e os pneus Pirelli, a 599XX Evoluzione tem uma pressão de 330 kg sobre a traseira com as asas abertas a uma velocidade de 220 km/h. E se as asas estiverem fechadas, esse "peso" chega a 440 kg.

Também foi apresenta com teto na cor dourado

Na mecânica, além de aumentar potência e torque (pesados 71,4 kgfm), os engenheiros também deslocaram o sistema de exaustão para as laterais. De tão exclusiva, a Ferrari 599XX Evoluzione só será oferecida aos clientes Ferrari Corse que participarão da pesquisa feita na pista da montadora e do programa de desenvolvimento das temporadas 2012-2013.

O modelo foi apresentado no Salão de Bolonha (Itália), neste sábado (3):