quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Brasil terá reality show de luta



Dana White, o poderoso chefão do UFC, promete uma edição do reality show The Ultimate Fighter, chamado de TUF, em território nacional já no começo do ano que vem. “Vou levar o TUF para todo o mundo, inclusive para o Brasil”, disse ele em uma entrevista exclusiva dada em agosto para a VIP (leia o perfil sobre ele e como foi ver a luta de Anderson Silva no UFC Rio sentada em sua cadeira na VIP de outubro).

No TUF, duas equipes com lutadores sem contrato com o UFC são formadas. Cada uma tem um técnico – este, sim, um atleta do Ultimate. Os atletas competem entre si e, no fim, os dois técnicos/treinadores lutam em uma edição do UFC. O reality é de extrema importância para a história do evento de MMA. Numa época em que o UFC estava em crise, cheio de dívidas, Dana produziu o reality show e conseguiu, com ele, popularizar o MMA.

A Zuffa, empresa dona do UFC, comprou um horário na televisão americana para exibir o programa. “Eu não sabia nada sobre reality shows, nunca tinha visto um”, disse ele. “Mas o TUF foi nosso cavalo de Troia. Levei para dentro da casa das pessoas uma coisa que elas não esperavam. Quando elas viram como era o MMA, como era a vida dos lutadores, o duro que eles davam, elas não queriam parar de assistir. Tive que pagar para colocar no ar a primeira temporada. E foi um enorme sucesso, deu muita audiência. Da segunda temporada em diante, a emissora começou a nos pagar para produzir o show.”

Dana White já dá data para o TUF estrear no Brasil: o começo do ano que vem. “Quero fazer uma espécie de Copa do Mundo do TUF. Ter um reality em cada país e, depois, colocar os vencedores para disputar um torneio. Vai ter Brasil, Austrália, Reino Unido e Oriente Médio primeiro”, diz ele. O presidente do UFC ainda não sabe se a transmissão no Brasil será em TV a cabo ou na televisão aberta – atualmente, os direitos do UFC em TV aberta são da RedeTV!, mas a Record estaria negociando com o evento. “Quem sabe não é nosso primeiro negócio com TV aberta aqui no Brasil?”