terça-feira, 4 de outubro de 2011

Holandeses desenvolvem ônibus do futuro e que chega a 250 Km/h

Chega de ônibus lotado e assento duro. O ônibus do futuro já existe e mais parece com um carro de luxo. O veículo, construído com alumínio, fibra de carbono, fibra de vidro e policarbonato, tem capacidade para levar 23 passageiros e atinge a velocidade de 250 Km/h. Além disso, o ônibus é movido a energia elétrica, o que significa uma menor emissão de poluentes na atmosfera.

Toda essa tecnologia não sai barato. O ônibus do futuro custou o equivalente a mais de 10 milhões de reais. O veículo foi desenvolvido na Delft University of Technology, na Holanda. O chefe da equipe, Wubbo Ockels , foi o primeiro holandês a fazer uma viagem espacial e é especialista em aerodinâmica de carros da Fórmula-1. Mas, pelo menos por enquanto, os brasileiros não terão a oportunidade de usufruir de todo esse conforto. A invenção foi levada aos Emirados Árabes de avião, onde será lançada por um xeique.

O ônibus do futuro pode fazer o percurso de 120 Km entre as cidades de Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em apenas 30 minutos. Enquanto isso, os passageiros podem aproveitar o conforto digno de uma limousine ou de um jatinho particular. A ideia é incentivar o uso do transporte público, diminuir os engarrafamentos comuns nas grandes cidades e o o nível de poluição atmosférica.