terça-feira, 4 de outubro de 2011

Photoshop chega aos tablets com Android

Além de uso com interface touch, aplicativos prometem sincronização pela Internet.

Uma das maiores críticas feitas aos tablets é que eles são úteis apenas para consumo de mídica, e não edição (ou produção). Ao que tudo indica, a Adobe quer mostrar que isso não passa de preconceito e anunciou seis aplicativos para tablets, incluindo o todo poderoso Photoshop.

Os aplicativos para tablets Android e iPad são apresentados dentro da família Adobe Creative Cloud o "irmão touch" do Creative Suite e complementam as ferramentas atuais para iPhone e smartphones Android caso do Photoshop Express.
A previsão é que os aplicativos para Android estejam disponíveis em novembro deste ano, as versões para iOS devem ter a data de lançamento divulgada no começo de 2012.
O preço anunciado é de 10 dólares.

O maior destaque é mesmo o Adobe Photoshop Touch, o carro-chefe da Adobe ganhou uma versão adaptada para as telas sensíveis ao toque dos tablets, mantém compatibilidade com recursos importantes como camadas e efeitos. A empresa promete que mesmo tarefas que exigem precisão absoluta - como selecionar o contorno dos cabelos em uma imagem - serão cumpridas sem maiores dificuldades.

Os outros aplicativos são o Collage, que cria uma espécie de quadro de ideias para fotos, textos e rascunhos; O Debut, para apresentar projetos feitos no Creative Suite diretamente do tablet; Ideas, ferramenta para ilustrações vetoriais; Kuler, para criar temas de cores (também disponível para PCs); e Proto para esboço de sites e aplicativos móveis no tablet.

Os programas incluem não só suporte a interface controlada pelo dedo como também a caneta.
Os aplicativos incluem acesso ao sistema de compartilhamento do Creative Cloud, mas recursos adicionais poderão ser adquiridos à parte.